terça-feira, 6 de julho de 2010

HISTOLOGIA VEGETAL

A) Tecidos embrionários, de formação ou meristemas: À medida que as células do embrião da planta se especializam, elas perdem gradativamente a capacidade de se dividir. Em algumas regiões da planta, porém, persistem grupos de células de estrutura simples, não diferenciadas, que conservam as características embrionárias. Esses grupos de células, chamados meristemas, encontram-se em constante divisão, promovendo o crescimento da planta e dando origem, por diferenciação, aos outros tecidos vegetais.

- Meristemas primários ou apicais:

O tecido que constitui o embrião da planta e que é responsável por seu desenvolvimento,

* caule (gema ou broto) / raiz (zona lisa)
* crescimento longitudinal
* dermatogênio (= protoderme)
* periblema (= meristema fundamental)
* pleroma (= procâmbio)


- Meristemas secundários ou laterais

* Crescimento diametral (em espessura) cresce para dentro e para fora.
* Presentes só em gimnospermas ou angiospermas (dicotiledôneas). Plantas lenhosas (árvores e arbustos)
* Felogênio (câmbio da casca ou câmbio cortiça) - forma o súber para fora e o feloderme para dentro.
* Câmbio (câmbio vascular) - forma o floema para fora e o xilema para dentro (parte + interna).


B) Tecidos adultos ou permanentes:

Tecidos de Proteção: evitam perda excessiva de água. Células tabulares (achatadas e justapostas), bem unidas, sem meatos (espaços intercelulares).
- Epiderme: tecido originário do dermatogênio. Reveste o vegetal durante o crescimento primário. Formada por uma camada de células vivas (tec. uni estratificado), retangulares. Presentes em caules, raízes (quando jovens) e folhas (em contato com o ar). A Epiderme apresenta-se revestida por uma cutícula formada por cutina.
* água perdida, deve ser absorvida e subida.
* transpiração – perda de água em forma de vapor
* Células incolores, exceto as células estomáticas (c\ cloroplastos)
* Estômatos: Além de permitir as trocas de gases, facilitando a fotossíntese e a respiração, essas aberturas podem se fechar sempre que a perda de água ameaça a vida da planta


- Súber ou cortiça:Tecido protetor formado por um tecido morto pluriestratificado suberificado. É encontrado em regiões adultas dos caules lenhosos e das raízes.
* Funções: proteger contra os excessos de temperatura, cicatrização de ferimentos e atua impedindo a transpiração excessiva.
* Origina-se do felogênio.
* São pequenas verrugas no caule. Fazem trocas gasosas do vegetal.
* Periderme = súber + felogênio + feloderme


Tecidos de sustentação: função de sustentar o corpo dos vegetais superiores. Esses tecidos fazem o vegetal resistir às pressões sobre ele exercidas, porém sem tirar sua flexibilidade.

Colênquima

Esclerênquima

  • É um tecido vivo, apresenta paredes celulósicas espessas. É bastante flexível.
  • Presente em órgãos dos vegetais em crescimento, no pecíolo das folhas e nos órgãos adultos das plantas herbáceas.
  • Localizam-se perifericamente aos órgãos.
  • As células colenquimáticas apresentam cloroplastos, realizam fotossíntese.
  • É um tecido morto, rígido. Sustentação definitiva dos órgãos adultos. Apresentam paredes espessas, são duros e lignificados. (contêm lignina)


Tecidos de condução: são característicos de vegetais de médio e grande porte, entre pteridófitos, gimnospermas e angiospermas; cuja função refere-se principalmente à condução e distribuição de água e sais minerais – seiva bruta – e à condução e distribuição de seiva orgânica – seiva elaborada.
* raiz -> xilema -> folha -> floema -> raiz.


- Floema ou Líber:
* Localização na planta: Forma, juntamente com o xilema, feixes que se estendem, longitudinalmente, das folhas até as raízes.

* Função geral do tecido: Condução da seiva elaborada.

* Característica da célula: As células dos tubos crivados apresentam citoplasma periférico e não possuem núcleo. As células companheiras são mais finas e apresentam núcleo e citoplasma.


- Xilema ou Lenho: vasos lenhosos
* Localização na planta: Forma, juntamente com o floema, feixes que se estendem, longitudinalmente, das raízes até as folhas.

* Função geral do tecido: Condução da seiva bruta

* Característica da célula: células alongadas, mortas. Paredes espessas impregnadas de lignina, com reforços adicionais. Presença de pontuações e perfurações (dos elementos de vaso).


Tecidos Parenquimáticos ou Parênquimas: é o tecido responsável pelas diferentes funções específicas dos órgãos vegetais. Composto de células vivas, de morfologia e fisiologia variadas. Esse tecido preenche todos os espaços deixados pelos demais tecidos. Funções: fotossíntese, respiração, armazenamento, secreção além de depender dele, também a cicatrização.

- Parênquima Clorofiliano (=parênquima assimilador, parênquima fotossintético ou clorênquima)
*É o tecido responsável pela síntese da matéria orgânica do vegetal. Suas células, ricas em cloroplastos, realizam a fotossíntese e são encontradas nas partes aéreas dos vegetais, principalmente nas folhas.
* Eles podem ser:

+ Paliçádico => células longas e se dispõem, lado a lado. Igual a uma cerca.
+ Lacunoso => células tem forma irregular e deixam espaços mais o menos amplos, os meatos, que favorecem as trocas gasosas e transpiração.


- Parênquimas de Reserva: Uma parte da matéria orgânica fabricada pela fotossíntese é armazenada no parênquima de reserva, para ser usada posteriormente pela planta ou pelo embrião. O parênquima de reserva é encontrado nas raízes (batata-doce, beterraba, cenoura, macaxeira, etc.); nos caules (batata inglesa, cana-de-açúcar, cará, etc.); e nas folhas, sementes e frutos.
a) Parênquima de reserva nutritiva ou parênquima amilífero:
- Ocorre em raízes tuberosas. Apresentam inúmeros grãos de amido no citoplasma. Ex.: batata-doce, beterraba e cenoura.
b) Parênquima de reserva de água ou parênquima aqüífero:
- Reservatórios de água. Presente nas xerófitas – plantas de ambiente seco. Ex.: cactos.
c) Parênquima de reserva de ar ou parênquima aerífero ou aerênquima:
- Reservatório de ar. Presente em plantas aquáticas, permitindo a flutuação dos mesmos.

Tecidos de Secreção ou Excreção:
a) Vasos lactíferos ou laticíferos:
- Nestes vasos, produzem uma substância química – complexa formada por gorduras – gomas diluídas em águas, substâncias essas conhecidas como Látex. Estes vasos são característicos de alguns vegetais como: Hevea brasiliense (seringueira). Quando o vegetal é lesado o Látex é expelido e, em contato com o ar, solidifica-se fechando a lesão.
b) Canais Resiníferos:
- São formadas por um conjunto de células glandulares que delimitam uma cavidade, onde são acumuladas essências oleosas.
c) Nectários:
- São estruturas glandulares encontradas nas flores, produzem substâncias doces e açucarada (Néctar), que atrai insetos e aves para polinização.




Nenhum comentário:

Postar um comentário