quarta-feira, 7 de julho de 2010

Hormônios vegetais

Link do vídeo:http://www.youtube.com/watch?v=WnQeM5gAG5Q&feature=PlayList&p=49A7F01E70FB94D3&playnext_from=PL&playnext=1&index=60


Auxina


Principais funções:Estimula o alongamento celular; atua no fototropismo, no geotropismo, na dominância apical e no desenvolvimento dos frutos.
Local de produção:Meristema apical do caule, primórdios foliares, folhas jovens, flores, frutos e sementes.
Transporte:Células parenquimáticas do floema e da periferia dos feixes condutores de seiva.

Giberelina

Principais funções:Promove a germinação de sementes e o desenvolvimento de brotos estimula o alongamento do caule e das folhas a floração e o desenvolvimento de frutos.
Local de Produção:Meristema apical, folhas jovens, raízes e embrião.
Transporte:Desconhecido.

Citocinina

Principais Funções:Estimula as divisões celulares e o desenvolvimento das raízes; participa da diferenciação dos tecidos e retarda o envelhecimento dos órgãos.
Local de Produção:Raízes.
Transporte:Através do xilema.

Acido Abcísico

Principais funções:Inibe o crescimento; promove a dormência de gemas e de sementes; induz o envelhecimento de folhas, flores e frutos, o fechamento dos estômatos.
Local de Produção:<
Transporte:Através dos vasos condutores de seiva.

Etileno


Principais funções:Promove o amadurecimento dos frutos; antagoniza ou reduz os efeitos da auxina promove ou inibe, dependendo da espécie, o crescimento e o desenvolvimento de raízes, folhas e flores
Local de Produção:Tecidos de frutos, nódulos foliares e tecidos velhos
Transporte:Desconhecido possivelmente por difusão.

Os hormônios controlam também o crescimento orientado das plantas (tropismo)e os movimentos de certas partes das plantas (nastismos). Dependendo do tipo de estimulo, os tropismos são divididos em:
FOTOTROPISMO: o estimulo é a luz;
GRAVITROPISMO OU GEOTROPISMO: efeito da gravidade;
TIGMOTRIPISMO: efeito de contato (tigmo = toque; como em plantas trepadeiras, que se enroscam em um suporte).
Fototropismo: Depois de muitas pesquisas e discussões entre cientistas chegaram a conclusão que, a luz provoca uma migração de auxina para o lado mais escuro e que a ponta do caule possui um pigmento fotorreceptor, sensível a luz azul. A planta cresce em direção a luz porque o lado mais escuro fica com células maiores, o que provoca, mecanicamente, uma curvatura do caule para o lado de onde vem a luz.
Quando uma planta se desenvolve no escuro ou em um ambiente com pouca luz, o caule cresce mais rápido que o normal e alonga-se muito. O fenômeno é chamado de estiolamentoe é uma adaptação que faz a planta que cresce no interior d solo a partir da semente alcançar uma fonte de luz mais rapidamente. Como não há fotossíntese, as folhas são pequenas e amareladas (por falta de clorofila). Uma vez atingida pela luz, o desenvolvimento torna-se normal. O estiolamento é controlado pelo fitocromo, pigmento capaz de absorver luz.
Geotropismo: Se uma planta cresce deitada, o caule curva-se para cima (geotropismo negativo) e a raiz para baixo (geotropismo positivo).
Ainda se discute como a planta responde à gravidade. Uma hipótese é que o efeito se deve ao acumulo de auxina na face inferior dos órgãos. As células da raiz e do caule possuiriam sensibilidade diferente para determinada concentração de auxina. A raiz ficaria com uma concentração que inibe o crescimento das células de baixo. Com isso, as células da parte de cima cresceriam mais, e a raiz se curvaria para baixo. O acúmulo de hormônios nas células da face inferior tem efeito estimulador para o caule. Essas células crescem mais que as de cima, e o caule curva-se para cima.
No caso da raiz, há indícios de que, em vez da auxina, haveria acúmulo de outro hormônio, ainda não identificado, que se concentra na parte inferior da raiz e inibe o crescimento dessa região.
Nastias: Um movimento vegetal bastante conhecido é o da sensitiva. Quando tocada, seus folíolos fecham-se e as folhas inclinam-se. Esse movimento se deve à perda de água de pequenos órgãos (pulvinos) situados na base dos folíolos e da folha. Quando estão com suas células túrgidas (cheias de água), os pulvinos mantem os folíolos abertos e as folhas levantadas.


Heloisa,Paulo,Suelen,Débora,Diovana

Nenhum comentário:

Postar um comentário