quarta-feira, 7 de julho de 2010

Fisiologia das plantas



Absorção de agua e sais minerais pelas plantas

Água e sais minerais penetram na planta pelas extremidades das raízes, principalmente na zona dos pelos absorventes, em que as paredes das células são altamente permeáveis. Depois de atravessara epiderme, a agua e os sais nela dissolvidos deslocam-se para a região central da raiz. Isso pode ocorrer pelos espaços externos ás membranas celulares, que constituem o apoplasto, ou através dos citoplasmas das células epidérmicas e corticais, que compõem o simplasto. Apoplasto refere-se a tudo o que se localiza externamente ás membranas plasmáticas, ou seja, compreende os espaços microscópicos presentes nas próprias paredes celulósicas, que se embebem de liquido como um papel-toalha. Simplasto refere-se aos conteúdos celulares, isto é, ao queestá contido nas membranas plasmáticas. Uma vez que os citoplasmas de todas as células de uma planta comunicam-se por meio de finas pontes citoplasmáticas (plasmodesmos), pode-se dizer que seu simplasto é continuo.
A água e os sais que se deslocam pelo apoplasto rumo ao cilindro vascular central, são barrados pelas células endodérmicas. Elas estão fortemente unidas umas as outras por cinturões impermeáveis de suberina, as estrias casparinas, que impedem a agua e os sais dissolvidos de continuar a se deslocar extracelularmente pelo apoplasto. Para penetrar no cilindro vascular, portanto, a água e os sais têm necessariamente de atravessar a membranas plasmáticas e passar pelo citoplasma das células endodérmicas.
As estrias casparianas também dificultam o retorno ao córtex, dos sais minerais que já entraram no cilindro vascular. Uma vez que no interior do cilindro, os sais minerais são bombeados para dentro das traqueídes e dos elementos de vaso por um tipo especial de célula, denominada célula transferência. Esse processo consome energia, obtida pela degradação de ATP a ADP e o fosfato.

A eficiência da captação de água pela raiz deve-se aos pelos radiculares (extensões das células epidérmicas que aumentam muito a área de absorção).
Os íons presentes na solução do solo em concentração elevada entram nas células da raiz por difusão simples.
Podem entrar íons contra o gradiente de concentração por transporte ativo.
A água entra por osmose.
O transporte ativo de íons, célula a célula, faz também com que a água passe, por osmose, até ao xilema.
A água e os íons, uma vez chegados ao xilema, constituem a seiva bruta ou seiva xilémica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário