quinta-feira, 1 de julho de 2010

BRIÓFITAS

Conceito: organismos multicelulares autótrofos, de pequeno porte, a grande maioria não ultrapassa 30 cm. Vivem em ambientes úmidos e sombreados, não possuem sistema de vasos condutores.

Características Gerais

- A grande maioria das espécies é terrestre de ambientes úmidos e sombreados (musgos, hepáticas anthóceros).
- São plantas avasculares (ausência de vasos condutores); os líquidos são conduzidos por difusão celular.
- Ocorrem ainda espécies como a Ricciocarpus natans que flutuam em água doce e a Riccia flutuantes que vivem submersa em água doce.
- O musgo do gênero Shpagnum forma a turfa, que funciona como adubo na melhoria do solo, quando seco e moído pode ser utilizado como combustível.

Classificação

Classe Musci
- Conceito:
classe em que seus representantes são os musgos, vegetais que apresentam o corpo dividido em três regiões específicas o rizóide, caulóide, e filóide.

Classe Hepaticae
-Conceito: O termo hepático (hepato=fígado) deve-se a forma de fígado do gametófito e são características de ambientes terrestres úmidos, sombreados.
- Gênero: O mais conhecido é o Marchantia.

Classe Anthocerotae
-Conceito:
Briófitas que crescem em locais úmidos e sombreados, seu gametófito é folhoso, arredondado, e multilobado, mede cerca de 2 cm e preso ao substrato por rizóides.
Gênero: Anthóceros

- Reprodução: A planta, individuo de vida independente e duradoura, è o gametófito (n), que apresenta rizóide, caulóide e filóide. Ele possui gametângios, órgãos produtores de gametas: o Anterídio, que produz anterozóides, e o Arquegônio, que produz a oosfera. A maioria dos musgos possui Anterídio ou Arquegônio. O anterozóide chega ao arquegônio numa película de água da chuva ou orvalho. Ao alcançá-lo, nada ate a oosfera e ocorre a fecundação, formando o zigoto. Este sofre mitoses e origina um embrião que permanece no arquegônio. O embrião desenvolve-se por mitoses e forma um esporófito diplóide (2n), que é menos desenvolvido e de curta duração, cresce sobre o gametófito e depende dele para a sua nutrição. Ele possui uma haste e uma dilatação na extremidade, a cápsula, que é Esporângio. Dentro deles estão células que sofre meioses e originam os esporos. Estes iniciam a fase haplóide: são libertados e arrastados pelo vento e germinam a distância. Depois da produção de esporos o esporófito morre e o gametófito permanece. A germinação do esporo origina um filamento de células, o protonema, que emite ramificações que formarão os pés de musgo, fechando o ciclo. Muitas briófitas são assexuadas à custa de gemas ou propágulos, pequenos pedaços da planta que se soltam, são levados pela água e originam novas plantas.

- Importância das Briófitas: atuam com espécies pioneiras no ambiente terrestre.










- Grupo: Diego, Eduardo, Roger e Tayrone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário