quarta-feira, 7 de julho de 2010

Fotoperiodismo







A floração de diversas espécies de plantas ocorre em épocas especificas do ano. Denominavam esse comportamento das plantas de fotoperiodismo.
Ao estudar outras espécies de plantas, os cientistas Garner e Allard verificaram que a influência do fotoperiodismo na floração variava entre as espécies e que havia três tipos básicos de plantas quanto ao comportamento de floração: plantas de dia-curto, plantas de dia-longo e plantas indiferentes.
PLANTAS DE DIA-CURTO: São as que florescem quando a duração do período iluminado é inferior a um determinado numero de horas (8 horas) denominado fotoperíodo crítico. Em geral, essas plantas florescem no inicio da primavera ou do outono; EX.: morangueiro e crisântemo.

PLANTAS DE DIA-LONGO: Florescem quando a duração do período iluminado é superior ao fotoperíodo critico. Em geral, essas plantas florescem no verão; EX.: a íris, a alface e o espinafre.

PLANTAS INDIFERENTES: São aquelas cuja floração independe do fotoperíodo. Nesse caso, a floração ocorre em resposta a outros tipos de estimulo. EX.: o tomateiro, o dentálio e o feijão-de-corda.
Hoje se sabe que não é realmente o período de iluminação que importa no fotoperíodo, mas sim o período contínuo de escuridão em relação ao período de iluminação. Isso foi descoberto em 1938 pelos pesquisadores norte-americanos Hammer e Bonner.
A explicação para o fenômeno do fotoperíodo está no papel diferente que o fitocromo desempenha no controle da floração nas diversas espécies. Nas plantas de dia-curto, o fitocromo atua como inibidor da floração. Assim, elas só florescem em estações do ano em que as noites são longas porque, durante o período prolongado de escuridão, o fitocromo atua como indutor da floração.Nas plantas de dia-longo, o fitocromo atua como indutor da floração.Assim,só florescem se os períodos de escuridão não serem muito prolongados,de modo que não haja conversão total do fitocromo.Na época do ano em que as noites são,as plantas de dia-longo não florescem,porque todo o fitocromo é convertido em fitocromo, o qual não induz a floração.
Outros fatores também podem determinar a floração de plantas que correspondem ao fotoperíodo. Por exemplo, o trigo de inverno uma planta de dia-curto, não florescerá mesmo com o fotoperíodo apropriado se a planta não for exposta por várias semanas a temperaturas inferiores a 10*c.Essa necessidade de frio para florescer,ou para uma semente germinar,é comum em plantas de clima temperado,sendo chamada de vernalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário